CARTA MANIFESTO - POR: GATTO LARSEN
Ao cronista Arthur Xexéo do Jornal O Globo
Soube por alto da recente encrenca em que o Senhor se envolveu com a “dança contemporânea” do Rio de Janeiro, mas confesso que não fiz questão nenhuma de ter mais informações a respeito.
Ontem, dia 27 de maio, vendo um site de dança do Sul do país, tive a oportunidade de dar uma olhada na crônica que tanto “espanto” causou entre as pessoas do meio.
Ontem, dia 27 de maio, vendo um site de dança do Sul do país, tive a oportunidade de dar uma olhada na crônica que tanto “espanto” causou entre as pessoas do meio.
.
Acredito que liberdade de expressão seja isso sim, cada um diz o que pensa e concordo em muitos pontos com suas colocações, mesmo porque hoje se cometem inúmeros “atropelos” em nome do contemporâneo, assim como se cometeram também, há tempos atrás, com o chamado “experimental”, a tal ponto que poucos diretores têm a coragem de utilizar tal nome para designar seus trabalhos, mesmo que experimentais o sejam.
Acredito que liberdade de expressão seja isso sim, cada um diz o que pensa e concordo em muitos pontos com suas colocações, mesmo porque hoje se cometem inúmeros “atropelos” em nome do contemporâneo, assim como se cometeram também, há tempos atrás, com o chamado “experimental”, a tal ponto que poucos diretores têm a coragem de utilizar tal nome para designar seus trabalhos, mesmo que experimentais o sejam.
.
Mas sou defensor da livre expressão e do respeito às idéias individuais e da tolerância, seja religiosa, política, artística, filosófica, enfim, há espaço para todos, ou pelo menos deveria haver. E é aí, justamente nesse ponto, que abertamente discordo do conteúdo de seu texto.
Seu texto refere-se a uma dança contemporânea praticada e endeusada na Zona Sul, feita para a Zona Sul e com a cara, com certeza, da Zona Sul. Como se essa fosse a única dança contemporânea no Rio de Janeiro.
Mas sou defensor da livre expressão e do respeito às idéias individuais e da tolerância, seja religiosa, política, artística, filosófica, enfim, há espaço para todos, ou pelo menos deveria haver. E é aí, justamente nesse ponto, que abertamente discordo do conteúdo de seu texto.
Seu texto refere-se a uma dança contemporânea praticada e endeusada na Zona Sul, feita para a Zona Sul e com a cara, com certeza, da Zona Sul. Como se essa fosse a única dança contemporânea no Rio de Janeiro.
.
Lamento lhe informar que do mesmo jeito que a imprensa em geral é excludente e seletiva de acordo com seus interesses, o Senhor vem se comportando da mesma maneira. Tomou sua decisão, bateu o martelo e deu sua opinião parcial que, como verdade, fulgura num meio de comunicação que atinge a muitas e muitas pessoas.
Lamento lhe informar que do mesmo jeito que a imprensa em geral é excludente e seletiva de acordo com seus interesses, o Senhor vem se comportando da mesma maneira. Tomou sua decisão, bateu o martelo e deu sua opinião parcial que, como verdade, fulgura num meio de comunicação que atinge a muitas e muitas pessoas.
.
Há muitas mais opções de trabalhos no “reino da dança contemporânea” do que o Senhor imagina, mas as limitações impostas pela exclusão, a falta de interesse e o descaso com o que os jornais importantes negam-se a publicar sempre e fazem com que uma pessoa como o Senhor não vá, não assista, não tome conhecimento e faça também seus atropelos na sua coluna.
Há muitas mais opções de trabalhos no “reino da dança contemporânea” do que o Senhor imagina, mas as limitações impostas pela exclusão, a falta de interesse e o descaso com o que os jornais importantes negam-se a publicar sempre e fazem com que uma pessoa como o Senhor não vá, não assista, não tome conhecimento e faça também seus atropelos na sua coluna.
.
Estou falando especificamente da companhia Rubens Barbot Teatro de Dança, da qual sou produtor há dezoito anos, nos quais viajamos pelo país e pelo mundo, com ótimos aplausos da crítica e de público. Sempre nossa assessoria de imprensa tomou o cuidado de enviar release com as informações, fotos e convites para o Senhor.
Estou falando especificamente da companhia Rubens Barbot Teatro de Dança, da qual sou produtor há dezoito anos, nos quais viajamos pelo país e pelo mundo, com ótimos aplausos da crítica e de público. Sempre nossa assessoria de imprensa tomou o cuidado de enviar release com as informações, fotos e convites para o Senhor.
.
Nunca fez parte da nossa platéia, portanto não pode generalizar (acreditamos). O Senhor não conhece a muitos e nem a nós, que, por sinal, estamos em cartaz com um espetáculo “contemporâneo” sobre os Orixás encenado na Catedral Anglicana de Santa Teresa, que desde o dia 15 de maio lota todas as noites (e o público volta várias vezes).
Mas a companhia é afro-brasileira e não está na Zona Sul e não tem apoio da Rede Globo, portanto por que se incomodar em sair de casa e ir ao Bairro de Santa Teresa assistir a um espetáculo sobre uma cultura que possivelmente não figura na sua ampla informação e cultural geral?
Nunca fez parte da nossa platéia, portanto não pode generalizar (acreditamos). O Senhor não conhece a muitos e nem a nós, que, por sinal, estamos em cartaz com um espetáculo “contemporâneo” sobre os Orixás encenado na Catedral Anglicana de Santa Teresa, que desde o dia 15 de maio lota todas as noites (e o público volta várias vezes).
Mas a companhia é afro-brasileira e não está na Zona Sul e não tem apoio da Rede Globo, portanto por que se incomodar em sair de casa e ir ao Bairro de Santa Teresa assistir a um espetáculo sobre uma cultura que possivelmente não figura na sua ampla informação e cultural geral?
.
Lamento que grande parte das redes de comunicação, algo em torno de 90%, atue deste modo e com essa finalidade, mesmo assim, estamos no mercado, “off”, mas estamos há dezoito anos e por opção (se fosse em New York, por exemplo, o Senhor provavelmente fosse e escrevesse. Escrever sobre um espetáculo off em New York dá status).
Lamento que grande parte das redes de comunicação, algo em torno de 90%, atue deste modo e com essa finalidade, mesmo assim, estamos no mercado, “off”, mas estamos há dezoito anos e por opção (se fosse em New York, por exemplo, o Senhor provavelmente fosse e escrevesse. Escrever sobre um espetáculo off em New York dá status).
.
Gosto de muitas coisas que o Senhor escreve, mas, muitas vezes, erra o pênalti.
Cordialmente,
Gatto Larsen
Gosto de muitas coisas que o Senhor escreve, mas, muitas vezes, erra o pênalti.
Cordialmente,
Gatto Larsen